O QUE LEVAR PARA A MATERNIDADE?

Mala maternidade
Imagem adaptada do site Hapvida

   Você preparou todo o enxoval do seu bebê com muita dedicação e carinho especial por cada peça, porém ainda não sabe o que levar para a maternidade, se os tipos e as quantidades estão certos ou se está exagerando.

   Essa dúvida é mais comum do que se imagina, as vezes você prepara a mala e depois a desfaz, repetindo o processo até o dia do parto, eu inclusive, por não saber ao certo o que deveria levar acabei cometendo exageros, fazendo e desfazendo a mala inúmeras vezes, e devido a isso irei listar apenas o que realmente usamos em dois dias e meio de internação.

   O parto foi em uma maternidade do SUS ("ham? por que pelo sus? tá louca? você pode pagar uma maternidade particular", foi o que escutei quando informei sobre a decisão de recorrer ao SUS) com bons equipamentos, UTI Neo-Natal completa, tratamento e atenção excelentes, esta foi indicada por uma amiga que realizou parto natural e super recomendou, já que eu não estava satisfeita com as informações e atendimentos recebidos nas maternidades privadas.

   Antes de tomar a decisão, buscamos opiniões de outras mães em grupos e fóruns online, além de visitar para conhecer de perto onde a minha filha nasceria (isso é muito importante, atrai confiança e segurança), algumas maternidades públicas e particulares disponibilizam a lista do que levar para a maternidade, por esse motivo é indicado se informar antes e conhecer a maternidade.

   O ideal é que você comece a organizar as malas entre 30 a 35 semanas de gestação, pois ainda sobram algumas semanas antes do parto para você fazer o checklist, dando tempo para comprar mais alguma coisa, acrescentar documentos, enfim.

   Vale lembrar ainda, que resido na região Norte, onde a temperatura média é de 28°C independente da estação, portanto as roupas são de tecido mais leves.

MALA DO BEBÊ

♡ (4) Macacão longo
 (4) Bodie
(6) Toca (3 de lã e 3 de algodão)
♡ (6) Meia
♡ (6) Luva (3 de lã e 3 de algodão)
♡ (9) Sapato (3 de lã, 1 de meia, 1 de algodão grossinho, 1 sandália n°0)
♡ (2) Toalha
♡ (3) Manta
♡ (3) Cueiro (usei principalmente para cobrir o bercinho da maternidade)
♡ (2) Regurgitador
♡ (10) Fralda de pano (ela não chegou a usar, porém a enfermeira me aconselhou a usar a fralda dobrada em cima da cicatriz - cesárea - para que a mesma se mantivesse seca e não incomodasse)
♡ (1) Kit de Pente e Escova de cerdas macias
♡ (1) Fralda descartável tamanho RN (1 pacote com 38 unidades)
♡ Lenço umedecido próprio para recém nascidos
♡ Pomada preventiva de assadura
♡ Sabonete cabeça aos pés neutro próprio para recém nascidos
♡ (1) Saída de maternidade

MALA DA MAMÃE

♡ Exames do Pré-Natal e Documentos
♡ (2) Camisola
♡ (3) Vestido
♡ (3) Sutiã de amamentação
♡ (8) Calcinha grande de cintura alta (são melhores para colocar o absorvente pós-parto, além de que se torna mais confortável para quem faz cesárea pois não aperta a cirurgia)
♡ (1) Sandália anti-derrapante ou Pantufa
♡ (1) Pacote de absorvente pós-cirurgia com 20 unidades, esse absorvente é grande mesmo, porém lhe garante maior segurança, há também a opção de usar o noturno, mas deixei para usar esse em casa, ou você pode optar por fralda geriátrica, tem até modelos que imitam uma calcinha.
♡ (1) Cinta-Calcinha (a cinta me proporcionou maior segurança pois não senti a barriga mole ou "caindo", a postura ficou mais correta e evita maiores dores).
♡ (3) Toalha
♡ Produtos de higiene pessoal: Shampoo e Condicionador; Creme de pentear; Escova de cabelo; Escova de dente; Creme dental e Sabonete líquido neutro
♡ Celular; Fone de ouvido e Carregador
♡ Maquiagem.
♡ Lençol
♡ Bomba de tirar leite (Sabe quando você pressente que não terá leite? (olha o Sentido Materno aí) Pois bem, durante a gravidez via várias mulheres falando que estava saindo colostro, e comigo não aconteceu, daí resolvi me precaver e levar para a maternidade a bomba de tirar leite, que por sinal me foi útil pois meu leite não desceu)
♡ (1) Roupa confortável para sair da maternidade

MALA DO ACOMPANHANTE

♡ Documentos
♡ (4) Roupa
♡ Sandália
♡ Produtos de Higiene

LEMBRETE


   Novamente falo da importância de buscar informações sobre a maternidade pela qual você optou, geralmente ela disponibiliza uma lista do que você precisa levar, além do tipo de bolsa que é permitida. Para a minha filha levei a mala maternidade do kit de malas para bebê, para mim, usei uma mala de viagem média, porém não foi permitida e foi preciso deixá-la na portaria, todo o seu conteúdo foi colocado em uma sacola da própria maternidade, e para o acompanhante foi utilizada uma mala de mão pequena. 

Malas que levamos para a Maternidade

E MAIS:

♡ Leve todos os exames realizados no Pré-Natal, inclusive as ultrassonografias
♡ Seus documentos e do acompanhante
♡ Se o parto for realizado pelo SUS, leve a carteirinha
♡ Se for particular, leve o dinheiro trocado (mesmo se for pelo SUS leve alguma quantia para emergências) ou cartão de débito (informe-se antes se é aceita essa forma de pagamento)
♡ Caso seja pelo Plano, informe-se antes como serão os procedimentos
♡ Há maternidades que já realizam o Registro de Nascimento, para o nome do pai constar na certidão, o mesmo deve estar presente ou conceder uma procuração registrada em cartório, e menores de 18 anos somente poderão realizar o registro com a presença da mãe ou do pai portados de RG

Os documentos (original e cópia) necessários para realizar o registro são:
  • Carteira de Identidade, de Reservista ou de Trabalho para o pai
  • Certidão de Casamento (somente para os pais casados no civil)
  • DNV - Declaração de Nascido Vivo (documento amarelo do hospital)

2 comentários

 
Sentido Materno - 2015. Todos os direitos reservados ©
LAYOUT PRODUZIDO POR INVENTO DESIGN e MODIFICADO POR SENTIDO MATERNO - Imagens por Freepik | Powered by Blogger