ESTOU GRÁVIDA, E AGORA?

to gravida e agora
Foto adaptada de Every Stock Photo


   Você desconfia de uma possível gravidez, faz o teste de farmácia ou o Beta HCG em um laboratório, e o resultado foi positivo? Por mais que você tenha planejando a gravidez, a notícia de início pode ser um choque, e é normal se sentir um tanto perdida neste momento, e então você pensa: "Tô grávida e agora?"
   
   Primeiramente, mantenha a calma, lembre-se que seus sentimentos são transmitidos para o bebê, você viu o resultado junto com o papai? Se sim, conversem, e analisem a melhor forma de contar a novidade para todos, caso não, prepare uma surpresa para ele. 

   Depois que você contou ao mundo (esse momento é tão maravilhoso né?), você precisa procurar um (a) Ginecologista Obstétrico (a) para dar início ao seu Pré-Natal. Normalmente, na primeira consulta ele irá fazer várias perguntas sobre você e seu parceiro, além de possíveis doenças genéticas em sua família para saber se você tem chances de desenvolver algum problema durante a gestação. E prepare-se para a rotina de ir à clínicas e laboratórios para realizar inúmeros exames, no início podem ser:

♡ Hemograma completo
♡ Urina de rotina
♡ Urocultura
♡ Glicemia
♡ VDRL
♡ Fator RH
♡ Bacterioscopia
♡ Exame a Fresco
♡ Antibiograma
♡ Anti HBS
♡ HIV
♡ Toxoplasmose IGG e IGM

   Além dos exames, você irá fazer a tão aguardada ultrassonografia, dependendo do tempo de gestação ela poderá ser abdominal ou transvaginal, o principal objetivo é detectar se o embrião está dentro ou fora do útero (gravidez ectópica), o tempo de gestação, se é embrião único ou uma gravidez gemelar (ou mais), tamanho do bebê e batimento cardíaco.

   Ainda na primeira consulta, seu obstetra irá aferir sua pressão e lhe pesar, como também irá medir a altura uterina (AU), sendo essa a medida para estimar o crescimento do útero, realizado inicialmente com a mão e depois com uma fita métrica, ele também poderá receitar algum complexo vitamínico e lhe dar a carteirinha do Pré-Natal, onde o obstetra irá anotar informações relevantes sobre a sua gestação (entenda mais).

   As consultas nesse momento, primeiro trimestre, ocorrerão a cada mês, onde em cada uma será aferida a sua pressão, sua altura uterina e peso. Entre 11 e 13 semanas você irá fazer novamente uma ultrassonografia, com o objetivo de detectar a síndrome de down, além de medir a nuca (translucência nucal) e o osso do nariz, além de realizar novos exames.

   Leve em algum caderno ou diário todas as suas dúvidas, não fique envergonhada ou com medo de perguntar, quanto mais informada você estiver, maiores serão as chances de uma gravidez saudável.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR!

Postar um comentário

 
Sentido Materno - 2015. Todos os direitos reservados ©
LAYOUT PRODUZIDO POR INVENTO DESIGN e MODIFICADO POR SENTIDO MATERNO - Imagens por Freepik | Powered by Blogger