VISITANDO O RECÉM NASCIDO

visitando recem nascido
Foto adaptada de Every Stock Photo

   Quando um bebê nasce, a família e amigos instantaneamente querem conhecê-lo, a mãe organizou as lembrancinhas de maternidade para dar às visitas, e estes por sua vez querem ir à maternidade assim que recebem a notícia, porém, querendo ou não algumas vezes as pessoas são um tanto inconvenientes, mesmo que isso não seja intencional.

    Há algumas situações que podem ser evitadas ao visitar o recém nascido e tornar tudo mais agradável, confira então quais são:

♡ Visitas no dia do nascimento
Sabe-se que a vontade de conhecer essa nova fofurinha é maior que tudo, você se prepara para a visita, compra um presentinho e corre para a maternidade, porém, pergunte antes se você pode, pois pense que tanto o bebê quanto a mãe encontram-se bastante exaustos após o parto, e devido à exaustão e cansaço a mamãe não terá muita energia e vontade de se arrumar, além de que ela está começando a amamentar, as vezes nem "pegou o jeito" ainda e pode não se sentir confortável com os olhares alheios. E sim, este momento especial inicialmente é da mamãe, papai e mais íntimos da família, portanto, se for a decisão dos pais que as visitas ocorram somente em casa,  aguarde alguns dias se possível, sua presença será mais agradável e mais bem vinda.

♡ Visitas noturnas
É fato de que o sono do bebê, principalmente quando recém nascido, é algo sagrado, pois normalmente ele dorme poucas horas, o que impede os pais descansarem ou fazer alguma outra atividade,  já imaginou você chegando de noite quando o bebê finalmente pegou no sono?

♡ Visitas surpresas
Os pais nem sempre estarão preparados ou até mesmo dispostos para receber as visitas, não seria legal receber a visita no meio de uma faxina ou quando estão se preparando para sair, além de que o bebê pode estar dormindo, se você buzinar (por favor evite ao máximo isso), tocar a campa ou gritar para que lhe atendam pode acordar o bebê, então o melhor a se fazer é avisar quando irá realizar a visita.

 Visitas longas
Visitas demoradas podem evitar o descanso dos pais e do bebê, as vezes o tempo que o bebê passa dormindo os pais aproveitam para relaxar, se eles disserem que não tem problemas, observe bem se eles falaram a verdade ou se queriam apenas ser educados com você.

♡ Visitas durante às refeições
Caso você queira ou possa ir somente nesses horários, avise com antecedência, como os pais ainda estão se adaptando às tarefas e cuidados com o bebê, é quase um milagre conseguir cozinhar na hora certa e principalmente comer algo ainda quente, você chegando em um horário de refeição sem aviso prévio, além de tornar a visita algo embaraçoso, pois os pais poderão ficar envergonhados pelo fato da comida ainda não estar pronta, pode atrapalha-los no momento da refeição, se o bebê estiver dormindo, os pais irão aproveitar para cozinhar ou comer, você chegando assim, de repente, poderá prejudicar no andamento das atividades.

♡ Se estiver doente 
O bebê não tem seu sistema imunológico totalmente formado e muito menos tomou todas as vacinas responsáveis por sua proteção, o que o torna suscetível à vírus e bactérias, portanto se estiver com algum problema de saúde, não visite-os, lembre-se que a mãe  também não pode adoecer, afinal ela amamenta e sempre está em contato com o bebê, e o papai também, precisa está saudável para atender às necessidades da mãe e do bebê, além de que ele provavelmente já tenha voltado a trabalhar, pois a licença a paternidade, infelizmente, é de apenas 5 dias úteis a partir da data de nascimento.

 Perfumes fortes, cigarro e cheiro de comida
Não utilize perfumes, por mais que seja óbvio, é importante lembrar para não fumar antes e muito menos durante a visita, algumas comidas também deixam o ambiente com um cheiro desagradável, o olfato do bebê é sensível, e alguns cheiros podem causar alergias.

 ♡ Tocar o bebê sem lavar as mãos, pegar na mãozinha ou beijinho no rosto
Antes de chegar perto do bebê, lave bem as mãos e passe álcool em gel, por mais que você não toque no bebê, é bom manter-se higienizado, o toque no lençol ou em qualquer outro local que faça parte do convívio do bebê sem as mãos devidamente higienizadas pode ajudar na proliferação de bactérias e causar algum problema ao recém nascido.
Lembre-se que você sempre está em contato com uma infinidade de coisas, comidas, dinheiro, produtos de limpeza, dentre outros, e um simples contato com o bebê pode causar alergias.
O bebê leva a mão à boca constantemente, evite pôr a saúde dele em risco, o mesmo alerta é válido para os beijos, é normal querer beijar o bebê, porém é um risco eminente para ele, em 2015 houve um caso em que um bebê morreu após ter contraído o vírus da herpes, e isso aconteceu com um simples beijinho que aparentemente era inofensivo, portanto, evite.

♡ Acordar o bebê
Não o acorde em nenhuma hipótese, tem quem queira ver a cor dos olhos, ou escutar o bebê "falando", se mexendo, enfim, a mãe ou pai podem ter levado horas tentando fazê-lo dormir como já foi dito inúmeras vezes por aqui, e no mais, essa atitude é totalmente desnecessária, você pode conhecer e admirar o bebê sem acordá-lo.

♡ Tirar fotos sem permissão
Quem resiste à fofura que é um recém nascido? Por mais que você queira registrar a sua visita ao bebê e compartilhar com os amigos, peça permissão, evite constrangimentos e comentários furiosos dos pais em suas redes sociais pedindo que retire a foto, outra dica importantíssima é não usar o flash da câmera/celular, pois a visão do bebê é muito sensível, por mais que tenha sido desmentida por oftalmologistas a notícia de que um bebê de 3 meses teve danos irreparáveis na mácula (porção central da retina) após tirarem uma foto com flash, é bom evitar pois pode incomodar a visão do bebê, se já nos incomoda, imagine então os pequenos?

♡ Palpites
As vezes queremos ajudar a nova mamãe, dando uma dica aqui e um conselho ali, porém nem sempre a mãe ver essa "ajudinha" de bom grado, as dicas podem ser encaradas como palpites desagradáveis, se ela pedir ajuda ou conselho, tente ser sutil com as palavras, afinal ela ainda está aprendendo a cuidar do seu bebê, seus palpites poderão deixar um clima tenso e a mãe irritada ou insegura.
Você realmente quer ajudar? Faça uma pequena faxina na casa, lave a louça, organize o quarto, enfim, faça qualquer coisa que possa tornar o dia dos pais menos cansativo.

♡ Comentários desagradáveis
Há uma série de frases que as mães costumam escutar no pós-parto (irei fazer uma publicação somente sobre isso), tais como: "Nossa você tá enorme", "Você tá acabada", "Por que não dá mamadeira?", "Meu filho dormia a noite toda". Acredite, ninguém gosta de passar por esse tipo de situação, imagine então os pais que passam a maior parte do tempo acordados com o bebê, a mãe, dependendo do parto, pode estar tendo dificuldades para caminhar, tomar banho, e sem disposição para se arrumar, e ainda precisa se preocupar com o que as visitas irão falar dela, é barra né? Você pode deixá-los irritados, então evite, ou acabará recebendo aquela resposta que você não está muito disposto à escutar.

 Observar a mãe amamentando
Há mães que não se importam com a presença de outras pessoas enquanto amamenta, na dúvida é melhor se retirar quando ela der sinal de que o bebê precisa mamar, se ela estiver tendo algum problema em relação a amentação, as chances de se sentir constrangida são maiores, se ela pedir que se retire, entenda, e se ela opitar por amamentar na sala, não diga para ela se cobrir ou se retirar, primeiro que você é a visita, e segundo que amamentar é natural e não pode ser encarado como algo errado.

   Se você está grávida, informe aos seus futuros visitantes as suas vontades, compartilhe para que possam refletir sobre o assunto e evitem essas situações, e se você for o visitante, tente não cometer estas "gafes", vamos ser mais sensíveis e respeitar à nova família?

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR!

Postar um comentário

 
Sentido Materno - 2015. Todos os direitos reservados ©
LAYOUT PRODUZIDO POR INVENTO DESIGN e MODIFICADO POR SENTIDO MATERNO - Imagens por Freepik | Powered by Blogger